Como desenvolver pensamentos de prosperidade

Neste texto, quero falar sobre prosperidade, que não está relacionada exclusivamente a riquezas materiais (e não há problema e desejar isso), mas é também a uma série de pensamentos poderosos que te motivam a tomar decisões e ter atitudes que promovam abundância em sua vida.

Qual importância de construir um mindset (conjunto de ideias, valores e crenças) de prosperidade?

É que tudo aquilo que a mente acredita ela realiza. Se você tem pensamentos de escassez terá que conviver com a falta de recursos financeiros, recursos emocionais, oportunidades e etc.

Ao desenvolver pensamentos de abundância, você será capaz de conduzir sua vida de forma a  colher mais resultados, estar mais atento à oportunidades e criar um círculo de prosperidade à sua volta.

Veja como desenvolver esse mindset

1.Agradeça, comemore e vivencie

Dica clássica, essa tríade vale para quase todos os conjuntos de pensamentos poderosos que você quiser desenvolver. Agradeça o que já tem. Separe um tempo para comemorar o que conquistou, desde as pequenas etapas até as maiores. E mantenha sua mente no presente, vivenciando o agora.

2.Identifique seus pensamentos de escassez e substitua por pensamentos de abundância

Se você critica com afinco a si mesmo e aos outros, prestando mais atenção nos erros do que nos acertos, você tem pensamentos de escassez.  Perceba como focar-se nessas premissas o deixa nervoso, ansioso ou impotente.

O princípio da abundância se baseia na lei da natureza na qual ela é próspera por si só e poderá prover a todos com fatura.

Nesse sentido, você deve extrair aprendizado a partir desses erros e estimular a busca pelas soluções.  Aprender a rir de si mesmo e aprender com suas falhas é tornar-se alguém mais seguro de si e produtivo.

3.Crie situações em que todos ganhem

Uma mente de escassez irá tentar tirar vantagem das situações, acreditando que os ganhos são poucos e que eles não poderão ser compartilhados.

Uma mente próspera estimula ambientes positivos nas relações com fornecedores, clientes e colegas de trabalho, pois acredita que há o bastante para dividir e que não vai faltar. E portanto, cria uma ambiente fértil e produtivo de relações “ganha-ganha”.

4. Bloqueie pensamentos externos de escassez

Já que você se propôs a combater seus pensamentos de escassez, tome cuidado com os que vêm de fora. Pessoas, notícias, redes sociais, enfim, qualquer um que seja portador de tragédias, crises e outros flagelos promovem pensamentos de escassez. É importante que você esteja bem informado, mas defina um limite para que não seja apenas fofoca ou exploração dos dramas dos outros.

5. Compartilhe suas riquezas

Muita calma nessa hora! Não estou falando de riquezas materiais e sim de conhecimento, amor, compaixão e atenção.

Quando você sentir que está faltando algo em sua vida, como por exemplo, sente que em seu trabalho não estão reconhecendo o seu trabalho, reconheça então o esforço de pessoas próximas a você. Compartilhe aquilo que você sente que está faltando. Essa atitude fará com que você perceba que não há escassez já que esse recurso existe dentro de você.

6. Sua energia está onde seu foco está. Perceba a prosperidade e não a escassez.

Você anda nas ruas e percebe quantas lojas fecharam e logo pensa na crise. Ou então, lista mentalmente seus amigos que estão desempregados. Esses são pensamentos de escassez. Se você colocar sua atenção somente nessas situações verá apenas a falta.

Perceba que para cada loja que fecha, existe outra que está abrindo. E que enquanto seus amigos procuram emprego, outras pessoas estão prosperando.

Acostume-se a procurar por sinais de abundância. Eles existem!

7. Impacte positivamente os outros pelo seu exemplo

Para ter uma vida mais próspera não se acomode e espere que os outros mudem. Torne-se um exemplo para essas pessoas e exerça a forma mais poderosa de impactar os outros, através de suas próprias atitudes.

8. Alimente sua mente com pensamentos de conquista, amor e tolerância.

Um mindset de abundância não inclui inveja, intolerância e foco no fracasso. Esses são sentimentos limitantes que te condicionam a sempre enxergar o pior e, portanto, o fazem dar o seu pior.

Em primeiro lugar, exerça a tolerância consigo mesmo. Aceite suas imperfeições e comemore suas habilidades. Integre-se, aceite-se e ame-se.

E dessa forma você poderá praticar a tolerância com os outros e enxergar o sucesso, as oportunidades e abundância.

Se você sentiu dificuldade com algum desses conceitos, entre em contato comigo que eu ficarei feliz em te ajudar a aprofundar melhor o tema.

Vamos nessa!